PATROCINADORES

FSB-BTG: Bolsonaro cresce e tem 33%; Haddad e Ciro empatam em 2º

Pesquisa FSB-BTG Pactual divulgada nesta segunda-feira (17) mostra Jair Bolsonaro consolidado em primeiro na disputa pelo Palácio do Planalto. O candidato do PSL subiu de 30% para 33%.

Fernando Haddad (PT) assumiu a segunda posição ao saltar de 8% para 16%. Ele está tecnicamente empatado com Ciro Gomes (PDT), que oscilou de 12% para 14%.

Em seguida aparece Geraldo Alckmin (PSDB), que caiu de 8% para 6%. Marina Silva (Rede) também perdeu pontos – de 8% para 5%. João Amoêdo (Novo) tem 4%; Alvaro Dias (Podemos), 2%; Henrique Meirelles (MDB), 2%; e Cabo Daciolo (Patriotas), 1%. Juntos, os outros candidatos tiveram 1%. Brancos, nulos e indecisos somaram 16%.

Nas simulações de segundo turno, Bolsonaro vence Haddad, Alckmin e Marina. Ele está numericamente empatado com Ciro. Confira os índices:

– Bolsonaro 46% x 38% Haddad
– Bolsonaro 42% x 42% Ciro
– Bolsonaro 43% x 36% Alckmin
– Bolsonaro 48% x 33% Marina

Rejeição:

– Marina: 58%
– Alckmin: 53%
– Meirelles: 48%
– Haddad: 48%
– Ciro: 46%:
– Bolsonaro: 45%
– Alvaro Dias: 41%
– Amoêdo: 34%

A pesquisa foi feita entre os dias 15 e 16 de setembro e ouviu, por telefone, 2.000 eleitores nos 27 estados. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Clique aqui para conferir a íntegra do levantamento.

Por que é importante

O levantamento indica que os eleitores anti-PT, que em eleições passadas optavam pelo PSDB, agora estão rejeitando Alckmin e migrando para Bolsonaro. A pesquisa mostra ainda a possibilidade do pleito ser decidido já no primeiro turno se houver forte abstenção

Quem ganha

Bolsonaro, que está praticamente garantido em um eventual segundo turno. Além de Haddad e Ciro, que cresceram e disputam a segunda vaga

Quem perde

Alckmin e Marina, que oscilaram negativamente e podem ficar de fora do segundo turno

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.