Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

França exige garantias ambientais para apoiar acordo com Mercosul

A França reforçou nesta sexta-feira (18) seu posicionamento contra o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, por considerar a questão do desmatamento “um problema maior”.  O governo francês apresentou três exigências para a continuidade das negociações após receber um relatório de um comitê de especialistas alertando para os riscos ambientais que o tratado provocaria. Entre as condições apresentadas está o respeito ao Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas. Também exige que os países do Mercosul respeitem as normas sanitárias e ambientais europeias.

O acordo entre os dois blocos deve ser apresentado ao Conselho Europeu para discussão ainda este ano. No mês passado, a chanceler alemã, Angela Merkel (na imagem, com o presidente francês Emmanuel Macron), já havia expressado dúvidas sobre a aliança comercial, devido ao avanço do desmatamento e das queimadas na Amazônia. As incêndios florestais que agora ocorrem na região do Pantanal (MS e MT) aumentam ainda mais a pressão sobre o Brasil. Na quinta-feira (16), uma carta assinada por oito países europeus expressando preocupação com ritmo do desmatamento nas florestas do Brasil foi entregue ao vice-presidente Hamilton Mourão. Bélgica, Alemanha, Dinamarca, França, Holanda, Itália, Noruega e Reino Unido assinaram o documento.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.