A Fake News da Semana de MONEY REPORT circula com intensidade renovada pelas redes sociais “informando” que o governo federal vai acabar com a Zona Franca de Manaus derrubando os incentivos fiscais no âmbito dos ajustes do novo arcabouço fiscal. Postagens fraudulentas no TikTok e no Instagram mostram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, ainda durante a campanha, como se comemorassem a decisão. Essa mentira engendrada para criar desinformação oculta que o projeto do arcabouço apresentado ao Legislativo não inclui o fim da Zona Franca, assim como pretenderia manter os benefícios do Super Simples.
Nesta sexta-feira (14), o grupo de trabalho da reforma fiscal esteve em Manaus. Ainda não está definido o que será mantido, mas o governo aponta que a o Zona franca entrará em um regime tributário especial.
De acordo com a agência de verificação de fatos Comprova, do Estadão, quando Simone Tebet afirmou, em 4 de abril, que “a questão dos incentivos fiscais foi necessária por um tempo no Brasil, mas ela se exauriu”, se referia ao modelo de desenvolvimento baseado em benefícios fiscais. Em relação ao polo na capital amazonense, até onde sabe os incentivos seguirão.

