Document
PATROCINADORES

Fake do Tite Cuba-libre homenageando Fidel

MONEY REPORT escolheu como a Fake News da Semana uma foto que está circulando nas redes sociais em que o técnico da seleção brasileira de futebol, Tite, estaria prestando uma homenagem ao túmulo do ex-ditador cubano Fidel Castro (1926-2016). Apesar da semelhança, principalmente pelo uso da máscara, quem realmente aparece no registro é o atual presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

Díaz-Canel realizou a homenagem em 29 de outubro deste ano e a imagem foi divulgada pela assessoria de imprensa da presidência no mesmo dia. O registro foi feito no cemitério de Santa Ifigenia, em Santiago de Cuba, onde está o corpo de Fidel. Além do ex-ditador, o presidente visitou os túmulos de outros personagens da história política cubana, como Mariana Grajales, Carlos Manuel de Céspedes e José Martí.

De acordo com a agência de checagem Aos Fatos, a fake teve ao menos mil compartilhamentos no Facebook em 16 de novembro. No Twitter também há certo alvoroço e por isso, MR reuniu alguns momentos para lá de especiais em que os desinformados espalham ódio contra Tite, sem que ele ao menos esteja na foto.

O show da desinformação

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.