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EUA liberam pousos com uso de 5G, enquanto companhias alertam para risco

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) informou que a partir de quarta-feira (19) vai liberar cerca de 45% da frota de aviões comerciais dos EUA para realizar pousos de baixa visibilidade em alguns dos aeroportos dotados de tecnologia de banda-C 5G .

A agência alertou que possíveis interferências podem afetar instrumentos sensíveis de aeronaves, como altímetros, e causar impacto em operações de baixa visibilidade. As companhias aéreas de passageiros e carga dos EUA estão alertando o governo de que o problema está longe de ser resolvido e pode afetar severamente os voos e a cadeia de suprimentos.

“Mesmo com as aprovações concedidas pela FAA hoje, as companhias aéreas dos EUA não poderão operar a grande maioria dos voos de passageiros e de carga devido às restrições de voo relacionadas ao 5G da FAA, a menos que sejam tomadas medidas antes do lançamento planejado em 19 de janeiro ” explicou Airlines for America, um grupo comercial que representa a American Airlines, Delta Air Lines, Fedex e outras transportadoras.

A FAA aprovou dois modelos de rádio altímetro usados ​​em muitos aviões Boeing e Airbus, incluindo alguns modelos Boeing 737, 747, 757, 767, MD-10/-11 e Airbus A310, A319, A320, A321, A330 e A350. O anúncio veio poucos dias antes da AT&T e da Verizon lançarem o novo serviço 5G na quarta-feira. A FAA disse que espera emitir mais aprovações nos próximos dias.

A AT&T e a Verizon, que ganharam quase todo o espectro da banda-C em um leilão de US$ 80 bilhões no ano passado, em 3 de janeiro concordaram em criar zonas de amortecimento em torno de 50 aeroportos para reduzir os riscos de interferência e tomar outras medidas para reduzir a interferência potencial por seis meses. Eles também concordaram em adiar a implantação por duas semanas, evitando um impasse de segurança da aviação. A FAA emitiu na quinta-feira quase 1.500 avisos detalhando a extensão do impacto potencial dos serviços 5G.

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