Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Nenhum comentário

EUA aprovam coquetel de anticorpos usado por Trump contra a covid-19

EUA aprovam coquetel de anticorpos usado por Trump contra a covid-19

Enquanto uma vacina definitiva não é aprovada para deter a pandemia de covid-19, a corrida por novos remédios também segue. O FDA, a Anvisa norte-americana, aprovou do uso do tratamento criado pelo grupo farmacêutico Regeneron neste sábado (21). Não se trata do anúncio de uma cura garantida aos infectados, que nos Estados Unidos somam 12 milhões de pessoas.

A FDA aprovou o uso em caráter emergencial do coquetel de anticorpos sintéticos REGN-COV2. Os anticorpos permitem ao sistema imunológico humano “enganar” o vírus, bloqueando os “ganchos” do invasor que deveriam invadir as células humanas. Quando atingido pelo novo coronavírus, em outubro, o presidente americano Donald Trump fez uso desse tratamento.

O tratamento é considerado o mais eficaz na fase inicial de contágio, quando ainda há possibilidade de controlar o invasor. Na fase aguda, as soluções devem ser outras, já que o risco passa a ser evitar a violenta reação em cadeia do sistema imunológico, que afeta pulmões e outros órgãos.

“Autorizar a terapia com anticorpos monoclonais pode ajudar os pacientes ambulatoriais a evitar internação e aliviar a carga do sistema de saúde”, afirmou Stephen Hahn, representante da FDA. O presidente da Regeneron, Leonard Schleifer, acrescentou que foi dado “um grande passo no combate à covid-19, já que os pacientes de alto risco nos Estados Unidos terão acesso a uma terapia promissora em uma etapa inicial de sua infecção”.

Este é o segundo tratamento com anticorpos sintéticos com aprovação emergencial da FDA. Desde 9 de novembro um tratamento da Eli Lilly está em uso nos Estados Unidos. Seus resultados ainda não foram divulgados. Na semana passada, a Pfizer/BioNTech e Moderna anunciaram ter atingido eficácia de 95% nos testes de suas vacinas, que em breve devem entrar na fase 3, com testes clínicos em milhares de voluntários.

Envie seu comentário

quinze − 7 =