Document
PATROCINADORES

Eduardo Rios Neto é o novo presidente do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será presidido pelo economista Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto. Ele era diretor de pesquisas do instituto e teve sua nomeação publicada nesta terça-feira (27).

O novo presidente do IBGE foi indicado pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, e substitui a ex-presidente Susana Cordeiro Guerra, que pediu exoneração há cerca de um mês. Ela alegou razões pessoais, mas é dado como certo que sua saída se deveu ao adiamento do Censo Demográfico 2021, o maior trabalho da instituição. Realizado a cada dez anos, é o segundo ano seguido que o levantamento é postergado por falta de destinação de recursos do Orçamento. Seriam necessários R$ 2 bilhões.

Os integrantes da instituição não desistiram do censo. “O IBGE retomará as tratativas com o Ministério da Economia (ME) para planejamento e promover a realização do Censo em 2022, de acordo com cronograma a ser definido em conjunto com o ME”, afirmou nota divulgada na última sexta-feira (26).

Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto é economista, membro da Academia Brasileira de Ciências, doutor em Demografia e professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.