Document
PATROCINADORES

É falso que a Argentina sofra com saques

MONEY REPORT escolheu como Fake News da Semana o vídeo que circulou nas redes sociais mostrando um grupo de pessoas arrombando a porta de uma distribuidora de gás de cozinha. No local, uma pequena multidão saqueia botijões. A legenda que acompanha a gravação afirma que o registro foi realizado recentemente na Argentina, que vive um período de recessão. Porém, a informação é falsa.

 Post publicado no Facebook

As imagens foram gravadas em Santiago, capital do Chile, no final de 2019. O mesmo vídeo está disponível no YouTube desde 21 de outubro de 2019, quando foi publicado pela emissora estatal russa RT en Español. Outro vídeo, publicado em 20 de outubro de 2019, mostra a mesma cena de outro ângulo e também indica que a gravação ocorreu no Chile.

No final de 2019, uma série de manifestações aconteceram no Chile. Inicialmente, protestos liderados por estudantes exigiram que o país parasse de aumentar as passagens de metrô, mas logo começaram a contestar as políticas do governo. Em 18 de outubro do mesmo ano, eclodiram rebeliões na capital e as estações de metrô foram fechadas. Também houveram roubos em supermercados e outros estabelecimentos comerciais – o furto dos botijões mostrado em vídeo fez parte desses eventos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.