MONEY REPORT escolheu como a Fake News da Semana um vídeo que circula nas redes sociais na qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), discursando em um evento na Senzala do Barro Preto, em Salvador (BA). O trecho do vídeo mostra Lula dizendo que estaria “falando com o demônio” e que o Tinhoso estaria “tomando conta dele”.

A informação é falsa. O vídeo foi recortado e tirado de contexto para sugerir que Lula teria dito que conversava e estava sendo possuído por alguma entidade espiritual maligna ao cristianismo, ainda que não especificada. No vídeo original, o ex-presidente afirma o contrário: que as “redes sociais do bolsonarismo” tentam ligá-lo ao diabo.
A declaração do ex-presidente foi dada durante um evento que reuniu lideranças dos movimentos negro e das religiões de matriz africana, em agosto de 2021. Essas religiões, como candomblé e umbanda, são frequentemente associadas erroneamente ao demônio por cristãos conservadores.
O conteúdo foi divulgado por aliados políticos do presidente Jair Bolsonaro (PL), como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e os deputados estaduais Charlles Batista (PSL-RJ) e Clarissa Tércio (PSC-PE). “Envie este vídeo à sua liderança religiosa e pergunte o que ela pensa sobre Lula. A guerra é também espiritual”, escreveram os políticos, cometendo o crime de preconceito religioso.