Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Deputado do PL é filmado com propina desviada do orçamento secreto

Presidente do PL no Maranhão, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho, pré-candidato ao governo do estado com o apoio de Jair Bolsonaro (PL), foi captado pela Polícia Federal com maços de dinheiro que seriam de propinas desviadas de emendas do orçamento secreto. A suspeita foi filmada pela PF, mediante autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), no gabinete político do deputado em São Luís (MA). O caso foi divulgado pela revista Crusoé, na edição desta sexta-feira (3).

Maranhãozinho é investigado em ao menos dois inquéritos da PF sobre corrupção envolvendo emendas parlamentares e votos em projetos do governo. Apesar das imagens incriminatórias, nenhuma medida além das ações de busca e apreensão foi adotada até a divulgação da reportagem e o deputado segue no mandato. O flagrante foi feito em outubro, quando Bolsonaro iniciava as tratativas de filiação junto ao PL, comandado por Valdemar Costa Neto, que já foi preso por corrupção em um esquema parecido.

O esquema

  • Parlamentar apresenta um projeto – geralmente uma obra ou compra de equipamentos para prefeituras – que beneficia um reduto eleitoral;
  • Por ser um aliado do governo, obtém o recurso, que é controlado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em uma prática que feriria o princípio da impessoalidade na administração pública, pois só é obtida pelos “amigos”;
  • Com o dinheiro, prefeitos contratariam empresas ligadas a Maranhãozinho;
  • As empresas repassariam parte do recurso em espécie para Maranhãozinho.
Deputado é flagrado com maços de dinheiro
Reprodução/Crusoé

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.