Document
PATROCINADORES

Denunciado por importunação sexual na Alesp, deputado vai para o conselho da Criança e do Adolescente

O deputado estadual paulista afastado temporariamente por importunação sexual, Fernando Cury (Cidadania) (imagem), foi eleito no domingo (15) membro do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo (Condeca-SP), para um mandato de dois anos. As informações foram divulgadas na noite de terça-feira (17). Ele está fora do exercício parlamentar desde 1º de abril, acusado pela deputada Isa Penna (PSOL). O ato ocorreu em 16 de dezembro e foi captado por câmeras. Nas imagens, Cury aparece apalpando parcialmente o seio da colega parlamentar em plena sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

A Alesp suspendeu o mandato de Cury por 180 dias, empossando o suplente, Padre Afonso (PV), até outubro, quando Cury pode voltar ao mandato, caso não seja processado. Em abril, o deputado também foi denunciado pelo mesmo crime à Justiça pelo procurador-geral de São Paulo, Mario Luiz Sarrubo. A Justiça ainda não aceitou a denúncia contra o parlamentar. De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), a denúncia do Ministério Público paulista ainda não foi avaliada, já que o deputado precisa apresentar uma defesa prévia, o que ainda não fez.

Em nota, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social destacou não ter responsabilidade sobre as eleições do Condeca-SP: “A eleição realizada no dia 15 de agosto, Fernando Cury foi um dos 40 membros eleitos. Legalmente, a pasta não pode interferir na decisão”.

  • Condeca-SP: é um colegiado consultivo composto por 40 membros (20 titulares e 20 suplentes) que participam da elaboração de políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente com o governo estadual. Os integrantes são eleitos pela sociedade civil.

Confira os vídeos compilados pelo UOL

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.