Document
PATROCINADORES

Democracia é preferida por 75 % dos brasileiros, diz Datafolha

A manchete acima pode parecer esquisita. Afinal, a alternativa óbvia à democracia é a ditadura. Mas há quem prefira o regime de exceção ao voto. Na pequisa divulgada hoje pelo Datafolha, 75 % dos entrevistados apoiam a democracia, enquanto 10 % acham que, em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura que um governo democrático e 12 % não enxergam diferenças substanciais entre os dois tipos de regime.

O apoio à democracia vem crescendo. A primeira pesquisa do gênero, feita em setembro de 1989, às vésperas da primeira eleição presidencial pelo voto direto pós-1964, apontava que apenas 43 % achavam que o estado democrático era melhor que os demais. Na última enquete, realizada em dezembro do ano passado, o apoio à democracia estava em 62 %.

Nessas horas, é sempre bom lembrar uma frase de Winston Churchill, dita em 1947. Seu sentido vem sendo adaptado de tempos em tempos, mas literalmente o Primeiro Ministro afirmou o seguinte: “Muitas formas de governo têm sido tentadas e serão experimentadas neste mundo de pecado e infortúnio. Ninguém pode alegar que a democracia é perfeita e onisciente. De fato, tem sido dito que a democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as outras que têm sido tentadas de tempo em tempo”.

A lógica de Churchill é simples, clara e irrefutável: muitas vezes, a democracia pode ser percebida como algo ruim. Mas é a melhor opção que temos. As alternativas são bem piores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.