PATROCINADORES

Datafolha: Lula tem 47% contra 28% de Bolsonaro

Vantagem do petista é de 19 pontos no cenário estimulado. Ciro Gomes (PDT) alcançou 8%

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23) pelo portal UOL atualiza os índices de intenções de voto para a eleição presidencial de 2022. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% no primeiro turno, contra 28% do presidente Jair Bolsonaro (PL), abrindo 19 pontos de vantagem. Em terceiro, aparece Ciro Gomes (PDT), com 8%.

Resposta estimulada e única

  • Lula (PT) – 47%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 28%
  • Ciro Gomes (PDT) – 8%
  • André Janones (Avante) – 2%
  • Simone Tebet (MDB) – 1%
  • Pablo Marçal (Pros) – 1%
  • Vera Lúcia (PSTU) – 1%
  • Em branco/nulo/nenhum – 7%
  • Não sabe – 4%
Espontânea

Segundo a pesquisa, o cenário de polarização entre Lula e Bolsonaro se consolida ainda mais, fazendo crescer a percepção de que o eleitorado olha para a corrida como um segundo turno adiantado.

Isso é notável também na pesquisa espontânea, quando os entrevistados falam em quem vão votar sem serem estimulados com a apresentação de uma lista de nomes. A consulta mostra crescimento de Bolsonaro, que passou de 22% para 25%. Lídr,Lula marcou 37%, ante 38% há menos de um mês. O grupo que não sabe ainda em quem votará ficou estável, caindo de 29% para 27%. Ciro marca 3%. Os votos em branco/nulo/nenhum somaram 7%. Os que não souberam responder representaram 4%.

Perfil

Do ponto de vista de perfil do eleitorado, as tendências se mantiveram. Lula segue soberano no Nordeste, segunda região mais populosa com 27% de quem vai às urnas, onde derrota Bolsonaro por 58% a 19%. Tem grande vantagem entre os mais jovens (54% a 24%), menos escolarizados (56% a 22%) e, principalmente, entre os mais pobres.

Nesse grupo, de quem ganha até 2 salários mínimos e que compõe 52% da amostra populacional do Datafolha, Lula também vence o presidente por 56% a 22.

No segmento evangélico (26% da população), Bolsonaro ampliou um pouco a vantagem e deixou o empate técnico, no limite, com Lula.

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas nos dias 22 e 23 de junho em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.