Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Dança da picanha de R$ 6,7 milhões é farsa contra a Lei Rouanet

Um vídeo britânico de 2018 virou fake news sobre a Lei Rouanet. O registro mostra uma performance da artista Beck Namgauds, que usa um figurino de silicone que lembra uma peça de carne. Meia década depois, acabou compartilhado nas redes sociais informando falsamente que se trataria de parte de um concurso do Ministério da Cultura que recebeu financiamento de R$ 6,7 milhões por meio da Lei Rouanet.

Por meio de uma busca reversa de imagens foi possível localizar o vídeo original, publicado em uma conta do Instagram que menciona a artista é mencionada. O material saiu do ar nesta quarta-feira (29), mas foi possível encontrá-lo em outros sites, por meio da agência responsável pelo evento (veja aqui e aqui). A apresentação de 2018 ocorreu na Galeria Melissa, em Londres.

O que é falso:

  • O vídeo não tem relação alguma com a Lei Rouanet ou com o Brasil. A performance foi realizada em Londres, no Reino Unido.
  • Não existe nenhum projeto cadastrado na plataforma do Ministério da Cultura com o nome de “picanha fatiada”.
  • A Lei Rouanet não funciona por meio de concursos. Os proponentes buscam diretamente as empresas patrocinadoras para captação de recursos.

Confira a apresentação inteira:

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.