Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Crueldade concreta

MONEY REPORT escolheu como Imagem da Semana vídeo que viralizou mostrando soldados israelenses despejando concreto em uma fonte de água utilizada por comunidades palestinas ao sul da cidade de Hebron, na Cisjordânia. A ação foi divulgada pela agência de notícias palestina Quds e gerou indignação internacional




De acordo com relatos, essa fonte é essencial para a subsistência de aproximadamente 25 famílias palestinas, pois era utilizada para irrigar plantações e atender às necessidades diárias. Para essas famílias, a terra em questão era uma herança de gerações e sua interrupção comprometeu gravemente a sobrevivência de muçulmanos que vivem em área ocupada, descrumprindo determinações das Nações Unidas.

Para piorar, a região enfrenta uma seca severa. Bassam Dudin, um dos fazendeiros palestinos afetados, expressou sua angústia em meio à escassez de recursos: “Arruinou nossas plantações e nossa água. Não temos renda, nada.”

A ação das forças israelenses foi realizada sem aviso prévio ou documentação adequada, pegando os moradores de surpresa. Em nota, o governo de Israel informou que os palestinos poluem a água, prejudicando os colonos israelenses de vilarejos próximos. “Todos os anos ocorre um fenômeno em que os palestinos se conectam ilegalmente às fontes de água. A perfuração que eles fazem polui a fonte e prejudica o abastecimento”.

“O gerenciamento de água em Israel, em geral, e na Judeia e Samaria, em particular, é um assunto delicado que requer supervisão e aprovação para evitar a destruição de fontes de água”, acrescento o informe.

A divulgação deste vídeo ocorre em um momento crítico, já que o Hemisfério Norte deve enfrentar o mês de agosto mais quente da história, conforme informado pelas Nações Unidas, tornando comunidades vulneráveis, como os palestinos, ainda mais precárias.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.