O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), disse nesta quinta-feira (28) que a cidade permanece em quarentena e que a reabertura gradual de algumas atividades, como comércios e shoppings, vai depender da apresentação de propostas de cada setor com medidas de higiene e proteção. Covas esclareceu que a prefeitura vai começar a receber os planos a partir de 1 de junho e a liberação será feita ou não depois de análises das áreas de Desenvolvimento Econômico e Saúde. A fala do prefeito contraria o plano de reabertura econômica do governo do estado. A capital paulista foi liberada para flexibilizar as restrições e permitir a volta também de atividades imobiliárias, escritórios e concessionárias. “O estado permite que municípios possam reabrir as atividades a partir do dia 1. Não disse que abre no dia 1”, declarou Covas. “(Os) setores precisam apresentar protocolos de saúde, de higiene, de testagem, regras de autorregulação, regras para fiscalização, políticas de comunicação dessas regras, e proteção aos consumidores e funcionários. Os setores precisam vir discutir com a prefeitura de que forma será essa reabertura”, acrescentou.
