PATROCINADORES

Coronavírus pode tirar até 1 ponto percentual do PIB, diz Guedes

Em reunião com deputados e senadores na noite de quarta-feira (11), o ministro Paulo Guedes (Economia) avaliou os impactos do coronavírus no crescimento do país. Guedes indicou que a redução do PIB pode ser de 0,1 a 1 ponto percentual. O ministro reiterou a importância de acelerar a agenda de reformas para enfrentar o cenário.

“Então o coronavírus, em síntese econômica: o mundo, que estava descendo, desce mais rápido. O Brasil, que começou a decolar, tem dificuldade na decolagem. As dificuldades são maiores. Nós estamos decolando e o teto do mundo desabando sobre nós. Mas nós temos velocidade para romper isso se fizermos a coisa certa”, declarou.

“Começamos a analisar os impactos. Os primeiros estudos nossos, se for uma coisa suave, (gera) 0,1 (ponto percentual) de perda de PIB. Se for uma coisa mais grave, pode chegar a 0,3; 0,4; até 0,5 (p.p.). Se, ao contrário, a pandemia tomar conta do Brasil e nós não fizermos a nossa reforma, pode chegar até a 1 ponto”, acrescentou.

Paulo Guedes destacou ainda a necessidade de união entre Executivo e Legislativo para evitar uma piora da situação econômica do país.

“A solução é política. Se conturbarmos o ambiente político e o Congresso aprovar despesas que não queremos, derruba o teto de gastos, vamos parar na Lei de Responsabilidade Fiscal. Onde vamos parar? Nós queremos um processo de confronto político ou hoje temos que estar juntos para dar uma solução para a população brasileira?”, completou.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.