Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Conheça a fake news da semana

MONEY REPORT escolheu como a “Fake News da Semana” as postagens nas redes sociais que afirmam que candidatos tiveram votos alterados pela Justiça Eleitoral. Uma das publicações trata de uma candidata de Curitiba apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro. A suposta denúncia aponta que ela recebeu mais votos do que o informado. O TSE divulgou uma nota para rebater o boato. Confira:

“O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que são falsas as postagens nas redes sociais que afirmam que candidatos pelo país tiveram votos duplicados ou alterados pela Justiça Eleitoral.

Na última segunda-feira (23), durante uma atualização dos dados, ocorreu em algumas cidades – e por poucas horas – a visualização de dados sobrepostos referentes a votos de candidatos a prefeito e a vereador.

A situação foi constatada nas cidades de Curitiba (PR), Ilhéus (BA) e Garanhuns (PE). O TSE informou imediatamente a todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) a respeito do caso e fez as atualizações necessárias.

Houve, portanto, momentaneamente, uma sobreposição de dados, e não uma duplicação de votos.

A apuração dos votos é conferível e auditável. Depois da votação, a urna emite um comprovante impresso chamado Boletim de Urna (BU), com a quantidade de votos a cada candidato. Os boletins são impressos em 5 vias e entregues a partidos. Além disso, é possível pedir acesso ao juiz da respectiva zona eleitoral. Os dados podem ser conferidos no site do TSE.”

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.