Document
PATROCINADORES

Congressistas dos EUA divulgam carta em defesa de Lula

Um grupo de 29 congressistas dos Estados Unidos, incluído o senador Bernie Sanders, que foi candidato à Presidência dos EUA em 2016, escreveu uma carta ao governo brasileiro protestando contra a prisão do ex-presidente Lula. Na carta, a ser entregue nesta quinta-feira (26), os congressistas dizem que as acusações contra o petista não são lastradas em provas e o julgamento foi “altamente questionável e politizado”. No mesmo documento, os políticos norte-americanos consideram Lula “o principal candidato presidencial” neste ano.

Por que é importante

Lula está preso desde o dia 7 abril e, pela Lei da Ficha Limpa, impedido de concorrer à Presidência após ser condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro

Quem ganha

Lula e o PT, que vão usar a carta, com nomes de peso da política norte-americana, como arma na campanha política,

Quem perde

A imagem do Brasil. É fato inquestionável que a prisão de Lula ocorreu dentro da legalidade. Mas observadores internacionais ainda têm dificuldade em aceitar a lisura do processo, quando levam em conta o histórico de golpes e ditaduras no passado recente do país. Para eles, é mais atraente acreditar que os "coroneis" do Brasil estão aplicando um golpe contra o novo "pai dos pobres"

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.