Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Como a extrema direita pode compor o governo da Espanha

Partido Popular é favorito e acenou ao ultradireitista Vox para obter a maioria na Câmara

Eleitores da Espanha decidem o futuro do país neste domingo (23). O pleito pode marcar a ascensão do partido de ultradireita Vox ao poder, marcando o retorno da corrente política ao comando pela primeira vez desde a ditadura de Francisco Franco, de 1939 a 1975. Serão escolhidas as 350 cadeiras para deputado e 208 das 266 vagas para senador. Os holofotes estão para a votação na Câmara, pois o partido ou coalizão que tiver o controle da casa poderá nomear o novo primeiro-ministro do país.

Pesquisas de intenção de voto indicam alternância de poder. O Partido Popular (PP), de direita, aparece com cerca de 34% dos votos, seguido pelo Partido Socialista (PSOE), de esquerda, com 28%. Os socialistas detém maioria na Câmara: seu líder, Pedro Sánchez, é o primeiro-ministro.

A expectativa é que nenhuma das duas grandes forças políticas do país teria maioria na Câmara. Entram em jogo, então, os demais partidos: o ultradireitista Vox e o progressista Sumar – que aparecem com 13% cada. Nesse cenário, o líder do PP, Alberto Nuñez Feijóo, acenou que formaria uma aliança com o Vox para unir as forças mais à direita do espectro político espanhol, de modo a garantir o controle da Câmara e, assim, tirar Sánchez e o PSOE do poder.

Depois da derrota nas eleições gerais, o premiê Sánchez decidiu antecipar o pleito geral para julho, na alta temporada do verão europeu. Tradicionalmente, a disputa em âmbito nacional ocorre em dezembro. O movimento foi interpretado como uma tentativa de enfraquecer o PP e o Vox: em tese, as bases eleitorais dos dois partidos de direita são mais ricas e, em meio às férias escolares e às altas temperaturas da Espanha, muitas pessoas com esse perfil estariam viajando fora do país, o que impossibilitaria o voto. Mesmo com os contratempos, o PP segue como favorito para as eleições deste domingo.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.