Ferramenta permite monitorar processos em tribunais e apresenta dados estatísticos complexos
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou nesta terça-feira (15) uma página em seu portal que permite, em tese, monitorar o desempenho do Judiciário em todos os tribunais do país, incluindo informações estatísticas sobre tamanho do acervo, tempos de tramitação, número de liminares e gargalos. A ferramenta informa, por exemplo, a quantidade e onde estão os processos parados há mais de 50 dias. Curiosidade: é possível medir o índice de produtividade dos magistrados de 1ª e 2ª instância. Se atualizado corretamente, o grande banco de dados permitirá ao grande público avaliar com alguma precisão o desempenho da Justiça.

As informações estão no DataJud, que foi criado em 2020 para concentrar em um único repositório, de modo automático, todas as informações processuais. Antes, os dados eram repassados manualmente para cada tribunal, que por sua vez remetiam os formulários ao CNJ.
O procedimento consumia “muito tempo dos magistrados e dos servidores, que deveriam estar focados em sua atividade finalística, qual seja, de julgar os processos”, disse o ministro Luiz Fux, presidente do CNJ.
(com Agência Brasil)