PATROCINADORES

Classes AB e C mostram confiança na economia

No entanto, índice geral no país ainda está pessimista por causa das classes D e E, afetadas pelo desemprego

Os dados de maio do Índice de Confiança do Consumidor Brasileiro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), apontam que as classes AB (com 101 pontos) e C (com 102) começam a mostrar otimismo em relação à economia do país. É a primeira vez, desde o início da pandemia, que os brasileiros com renda familiar maior do que aproximadamente R$ 1.800 por mês acreditam em melhores perspectivas para sua situação financeira.

O índice geral de confiança no país (com 91 pontos), no entanto, ainda está em campo pessimista, por conta das classes D e E, mantendo estabilidade em relação a abril, porém apresentando aumento de 19,7% em relação a maio do ano passado.

Pesquisadores da PiniOn, responsáveis pelo estudo, aplicaram o questionário em 1.732 pessoas espalhadas pelas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O indicador vai de 0 a 200, sendo que menos de 100 o campo é considerado pessimista, e mais de 100, otimista.

“De uma forma geral, a confiança do consumidor apresenta tendência de crescimento, embora retrate um consumidor ainda cauteloso”, afirmou o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa. Na contramão dessa recuperação estão as classes DE, que apresentaram diminuição do índice, ainda em nível bastante inferior ao registrado para as demais, com 59 pontos. “Trata-se do extrato socioeconômico mais afetado pelo desemprego e pela queda no poder aquisitivo”, pontua Ruiz de Gamboa.

A tendência crescente da confiança foi mantida em quase todas as regiões do país, principalmente no caso do Centro-Oeste, beneficiada pelo desempenho do agronegócio.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.