PATROCINADORES

Cinco ministros de Bolsonaro também caíram na farra do luxo

Da redação
4 de abril de 2023
Augusto Heleno, Onyx Lorenzoni, Osmar Terra, Gilson Machado e Ernesto Araújo deixaram de entregar relógios avaliados em mais de R$ 350 mil

Além do ex-presidente Jair Bolsonaro, pelo menos sete integrantes da cúpula de seu governo foram agraciados com relógios de alto luxo em viagens oficiais. Destes, cinco eram ministros que, em visita ao Qatar, em 2019, receberam mimos da marca francesa Cartier de seus anfitriões árabes. Os bens foram avaliados, na época, em mais de R$ 50 mil cada. Os valores somados ultrapassariam R$ 350 mil.

Os agraciados foram os agora ex-ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Osmar Terra (Cidadania), Gilson Machado (Turismo), Onyx Lorenzoni (Trabalho) e Augusto Heleno (GSI) – nesta ordem na imagem. Além deles, também foram presenteados o ex-presidente da Apex, Sergio Segovia, e o ex-assessor do Ministério da Economia, Caio Megale.

Ao contrário de Bolsonaro, que deve devolver todos os bens recebidos e é alvo de um investigação, os ministros não foram incomodados até agora com a mesma estridência. Quando o escândalo das joias saudistas explodiu, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia (ex-governador de Minas Gerais), determinou que os presentes ultrapassavam os “limites da razoabilidade” e violavam o princípio da “moralidade pública”. Na prática, facilmente seriam enquadrados em eventuais tentativas de suborno ou obtenção de favorecimento.

Como a decisão de Anastasia foi referendada pelos demais integrantes do TCU, os relógios deveriam ser entregues à União. Porém, o relator deixou uma brecha interpretativa ao citar “dever ético” da devolução. “No tocante às demais autoridades integrantes da comitiva oficial em viagem ao Qatar, considerando que os Srs. Ernesto Henrique Fraga Araújo, Osmar Gasparini Terra, Sergio Ricardo Segovia Barbosa, Gilson Machado Guimaraes Neto e Caio Megale afirmaram que receberam relógios Cartier ou de outra marca, possuem o dever ético de devolver os respectivos presentes recebidos”, afirmou Anastasia.

Com isso, o septeto deixou por assim em vez de seguir a recomendação de entregar os bens à Presidência da República. A revelação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, que apurou que nenhuma das joias foi entregue desde o início do ano.

O que MONEY REPORT publicou

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve