Document
PATROCINADORES

Câmara deve votar marco regulatório do gás natural esta semana

O projeto de lei que estabelece o novo marco regulatório do setor de gás natural (PL 6407/13) pode ser votado pela Câmara dos Deputados a partir da tarde desta terça-feira (1º). O texto, entre outros pontos, altera o regime de exploração de gasodutos no Brasil, que passará de concessão para autorização. A expectativa é que à deliberação seja marcada após a sessão do final da manhã de terça.

A urgência para a votação foi aprovada no final de julho. De acordo com a proposta, as empresas com sede no Brasil poderão atuar nesse mercado por meio de autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Antes era necessário vencer um leilão de concessão da própria ANP.

Caso a proposta seja aprovada, as empresas poderão atuar, a partir de um processo de chamada pública, em serviços de transporte, importação, exportação, estocagem subterrânea, acondicionamento, escoamento, tratamento, liquefação, regaseificação e atividades de construção, ampliação de capacidade e operação de unidades de processamento ou tratamento de gás natural.

O projeto acaba com a exclusividade dos estados na atividade de distribuição de gás natural, além de permitir a exploração desse serviço pelas concessionárias privadas de energia elétrica.

(Agência Brasil com informações da Agência Câmara)

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.