PATROCINADORES

Câmara de gás sobre rodas

MONEY REPORT escolheu como Imagem da Semana o flagra de moradores da cidade de Umbaúba, no litoral sul de Sergipe, durante a abordagem policial que resultou em morte, nesta quarta-feira (25). Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, foi morto após ser detido por dois policiais rodoviários federais, que o colocaram na traseira de uma viatura transformada em “câmara de gás”. Os PRFs jogaram granadas de lacrimogênio com Genivaldo fechado lá dentro.

Testemunha do abuso, o sobrinho da vítima, Wallyson de Jesus, afirmou ao G1 que o tio sofria de transtornos mentais e que tudo ocorreu durante uma abordagem de rotina. “Eles pediram para que ele levantasse as mãos e encontraram no bolso dele cartelas de medicamentos. Meu tio ficou nervoso e perguntou o que tinha feito. Eu pedi que ele se acalmasse e que me ouvisse”, relatou Wallyson.

Nas imagens gravadas pela população, é possível ver Genivaldo ser rendido pelos policiais, que ignoraram os apelos do sobrinho. Ele é colocado no chão e depois colocado no porta-malas da viatura.

Outro lado

Em nota, a PRF informou que irá apurar o caso após o laudo da autopsia indicar que a vítima morreu asfixiada quando sob a tutela policial. Antes a corporação disse que Givaldo havia “resistido ativamente” à abordagem. Os agentes, então, teriam utilizado “técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo” para conter a agressividade da vítima. A PRF que faleceu a caminho da delegacia, segundo a corporação. O Ministério Público Federal (MPF) irá acompanhar o caso por meio da Coordenadoria de Controle Externo da Atividade Policial. O caso deve virar inquérito.

Veja o vídeo:

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.