PATROCINADORES

Câmara aprova impeachment de Trump. Decisão vai ao Senado

A câmara dos representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (13), o segundo impeachment contra o presidente Donald Trump, acusado pelos congressistas de “incitação à insurreição”, após a invasão ao Capitólio, na semana passada. Agora, a decisão segue para aprovação do Senado, que deve evitar a queda do presidente. O atual líder da maioria, o senador republicano Mitch McConnell, protelou a votação a fim de evitar um vexame para seu partido. McConnell afirmou que ainda não decidiu seu voto. É a primeira vez que um presidente americano sofre dois processos sucessivos de impeachment.

Como o mandato presidencial acaba em 20 de janeiro e o Senado descarta uma sessão extraordinária para decidir o pedido vindo da Câmara, Trump deve escapar do impedimento, mas não de um processo que pode lhe custar os direitos políticos, barrando sua volta à Casa Branca a partir 2025. O Senado só retorna do recesso em 19 de janeiro, um dia antes da posse de Biden.

A razão é está na falta de tempo e na renovação do Senado, que deixará de ter maioria republicana para viver um raro equilíbrio, com 50 democratas e 50 republicanos.

Na Câmara, o placar ficou com 232 votos a favor do impedimento e 197 contra. Os democratas deram 221 votos a favor, junto com 10 concordâncias republicanas. Ocorreram cinco abstenções, uma democrata e quatro republicanas.

“O presidente dos Estados Unidos incitou esta insurreição, esta rebelião armada contra nosso país”, afirmou a líder democrata Nancy Pelosi, presidente da Câmara. “Ele precisa sair. Ele é um perigo claro e presente para a nação.” Pelosi teve seu gabinete saqueado por manifestantes. A votação foi garantida por um forte esquema de segurança que deve se repetir na posse do presidente eleito Joe Biden.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − treze =