Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Brexit, UE e o impasse das Irlandas

O negociador da União Europeia para o Brexit – saída do Reino Unido do bloco –, Michael Barnier (imagem), afirmou que o Brexit impõe para a Irlanda e a Irlanda do Norte uma pressão econômica que pode ocasionar na retomada de velhas tensões políticas que deveriam estar apaziguadas. Londres tem buscado mudanças no protocolo de saúde no que se refere à Irlanda do Norte, que integra o Reino Unido. Parte da questão ressurgiu depois que um carregamento de vacinas foi impedido de cruzar a fronteira da Irlanda do Norte para a Irlanda. “As partes devem estar cientes de suas responsabilidades. As dificuldades na República da Irlanda são causadas pelo Brexit e não por protocolos”, explicou Barnier, durante o evento do European Business Summit, nesta quinta-feira (11). Representantes da iniciativa privada também relatam problemas semelhantes no que diz respeito às exportações. Nem bem o Brexit começou a vigorar e a burocracia aumentou de modo desmedido.

Vale explicar que separação da República da Irlanda do Reino Unido e a relação com Irlanda do Norte ocorreu ao longo do século XX de forma violenta, com uma guerra civil e seguidos períodos de atentados terroristas por diferenças religiosas e políticas. O Brexit é visto pelas autoridades de ambas as Irlandas como um assunto de extrema sensibilidade diplomática e de segurança, podendo colocar em risco o Acordo de Belfast, de 1999, que encerrou um conflito que vinha desde 1920.

Homem baleado na Irlanda do Norte durante os” Troubles”, em 1969

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.