Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Brasil e EUA firmam acordo por energia limpa

Compromisso estabelece que ambos os países devem assumir papéis de liderança na promoção de investimentos em pesquisa para descarbonização


O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a Secretária de Energia dos Estados Unidos, Jennifer Granholm, firmaram um compromisso de cooperação conjunta nesta sexta-feira (21) para o desenvolvimento de projetos de energia limpa.

O acordo bilateral representa uma renovação dos valores e ideais do Fórum de Energia Brasil-EUA (USBEF). A parceria foi formalizada durante a participação dos líderes na 14ª Reunião Ministerial de Energia Limpa e 8ª Missão Inovação, realizadas na cidade de Goa, na Índia.

O compromisso estabelece que ambos os países devem assumir papéis de liderança na promoção de investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para descarbonização. O Plano de Ação USBEF 2023-2024 estipula 4 áreas prioritárias para a colaboração entre Brasil e Estados Unidos:

  1. Mobilização do setor privado e envolvimento da comunidade: Convocação do Clean Energy Industry Dialogue (Ceid) ainda este ano, compartilhamento de abordagens para incentivar o investimento do setor privado, aprofundar o envolvimento da comunidade e destacar os benefícios, especialmente para projetos de energia financiados com recursos públicos.

  2. Gerenciamento de carbono e metano: Intercâmbio de conhecimentos especializados em captura, armazenamento e utilização de carbono, bem como em mitigação de metano.

  3. Energia nuclear civil: Continuação e expansão da cooperação em energia nuclear civil e lançamento de novos esforços em regulamentação nuclear civil e nova geração de energia nuclear.

  4. Renováveis e modernização da rede: Aumento da cooperação em energia renovável e eficiência energética, com foco particular em setores estratégicos como hidrogênio limpo, energia eólica offshore, combustíveis sustentáveis e modernização e armazenamento da rede.

Ficou acordado que representantes dos dois governos se reunirão a cada 3 meses para avaliar a implementação do plano de ação. Além disso, o Brasil sediará a próxima reunião ministerial do USBEF em 2024, juntamente com a 15ª Reunião Ministerial de Energia Limpa e a 9ª Reunião da Missão Inovação, que ocorrerão em Foz do Iguaçu.

O Ministro Silveira também comprometeu o Brasil com outras iniciativas globais para acelerar a transição energética e promover a descarbonização. Ele assinou compromissos com as seguintes iniciativas:

  1. Descarbonização Profunda da Indústria e Transformação da Indústria Solar.

  2. Hubs Marítimos de Energia Limpa.

Além disso, informou que está considerando aderir a compromissos adicionais para o avanço da agenda de descarbonização, transição energética e bioeconomia no país.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.