Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Bolsonaro avança um ponto, mas Lula mantém vantagem, aponta Ipespe

Ritmo de recuperação do atual mandatário é lento, com jovens, mulheres e pobres garantindo a dianteira de Lula

Divulgada nesta segunda-feira (25), a pesquisa Ipespe encomendada pela XP Investimentos mostra que a corrida eleitoral manteve estabilidade se comparada ao último levantamento do mês passado. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% das intenções de voto no cenário estimulado e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 35%. Na consulta espontânea, Lula abre 10 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, com 40% contra 30%. Ciro Gomes (PDT) é o presidenciável que melhor pontua fora do ambiente polarizado (4%), seguido da senadora Simone Tebet (MDB) e de Pablo Marçal (PROS), ambos com 1%.

De acordo com o cientista político e sociólogo Antonio Lavareda, em uma disputa engessada, jovens, mulheres e pobres garantem a dianteira de Lula sobre Bolsonaro, que ganhou um ponto para este primeiro turnbo e outro mais para o segundo turno. “A atual distância entre eles é a menor desde junho do ano passado. Porém, para inverter o jogo, o presidente necessita acelerar muito mais. Se o ritmo de recuperação que apresentou nesses quase dois meses for o mesmo até 2 de outubro, ele só conseguiria subtrair três pontos da atual diferença, chegando às urnas ainda seis pontos atrás de Lula, com cerca de 9 milhões de votos”, afirmou.

Segundo Turno

Em um provável cenário de segundo turno, Lula venceria em todos os cenários. Já Bolsonaro empataria tecnicamente com Tebet, mas seria derrotado por Ciro.

Metodologia

Foram ouvidas 2.000 pessoas por telefone entre 20 e 22 de julho. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-08220/2022. A margem de erro máximo estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.