Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Barroso sugere o adiamento de eleições “por algumas semanas”

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, disse que o TSE deverá tomar em breve uma decisão sobre as eleições municipais de 2020. “Eu me reuni por videoconferência com médicos de diferentes especialidades altamente respeitados nas suas áreas. A percepção é que possivelmente em setembro a curva da covid-19 já estaria decrescendo. Como a gente precisa programar isso com alguma antecedência, sugerimos adiar por algumas semanas. Mas a decisão é do Congresso. A sugestão do TSE é uma janela que vai de 15 de novembro até 20 de dezembro. Seria o limite para o segundo turno para que possamos dar posse até o dia 1.º de janeiro”, disse.

Em relação à votação em si, Barroso acredita que haverá mudanças. “A ideia de estender o horário é muito provável que seja encampada, fazermos possivelmente de 8:00 às 20:00. Com isso, ganharíamos três horas de votação. Recomendarmos, darmos preferência a faixas etárias por horário para evitar aglomeração também é uma ideia que está colocada. Possivelmente as pessoas mais idosas votariam na primeira hora da manhã. Já as eleições em dois dias têm dois problemas. O primeiro é que encarece muito cerca de R$ 180 milhões extras. O segundo é a segurança das urnas durante a noite”, afirmou.

Por que é importante

Por conta da pandemia, a realização das eleições municipais está sendo exaustivamente discutida dentro do TSE

Quem ganha

Caso haja os adiamentos, os candidatos -- que vão dispor de mais tempo para realizar suas campanhas após o fim do isolamento social -- têm muito a comemorar

Quem perde

Muitos dos atuais prefeitos e vereadores, que torciam para uma prorrogação em seus mandatos, algo que foi descartado por Barroso

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.