PATROCINADORES

Tomada de usina nuclear desperta temor de nova Chernobil

Da redação
4 de março de 2022

MONEY REPORT escolheu como sua Imagem da Semana o registro do combate entre russos e ucranianos pelo controle da usina nuclear de Zaporizhzhia, atingida por projéteis que provocaram um incêndio depois controlado. Os russos conseguiram tomar o complexo. Não houve mudança nos níveis de radiação, de acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que esteve em contato com as autoridades ucranianas. Se os invasores foram capazes de disparar foguetes e granadas diante da maior central nuclear da Europa e uma das 10 maiores do mundo, gerando 20% de toda a energia elétrica da Ucrânia, não há disposição aparente para negociar.

As imagens foram captadas pelo circuito interno de TV e transmitidas ao vivo pelo YouTube na tarde (horário de Brasília) desta quinta-feira (3). Outra transmissão pelo canal do Telegram do prefeito da cidade de Enerhodar, Dmytro Orlov, mostra colunas de fumaça (ao lado). Ele informou que ocorreram mortes: “Há mais de uma hora que duram combates ferozes nas proximidades da central nuclear de Zaporizhzhya. Nossos guardas nacionais mantêm a defesa. Sabe-se sobre as vítimas, mas o número exato e as circunstâncias ainda não podem ser nomeados”.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, denunciou os riscos do ataque pelas rede sociais. Ele afirma que uma explosão em Zaporizhzhia poderia ser até 10 vezes pior que a de Chernobil, ocorrida em 1986, ainda quando a Ucrânia fazia parte da antiga União Soviética. “Os russos devem cessar imediatamente o fogo e permitir que os bombeiros estabeleçam uma zona de segurança!”, conclamou.

Às margens do Dnieper, o principal curso d’água da Ucrânia, Zaporizhzhia fica a cerca de 200 quilômetros da área de conflituosa de Donbass, mas nem por isso foi poupada. Em 2014, durante a crise que resultou na anexação da Crimeia pela Rússia, um grupo armado supostamente ligado à milicia de extrema direita Pravyy Sektor (Setor Direito) tentou invadir as instalações, mas foi contido. Já a usina de Chernobil, localizada a 100 quilômetros ao norte de Kiev, caiu em mãos russas

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve