PATROCINADORES

Assembleia geral das paçocas unidas

Da redação
27 de setembro de 2025
Publicações enganosas viralizaram ao afirmar que presidente usou doce brasileiro como estratégia diplomática

Circula nas redes sociais um vídeo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a Assembleia Geral da Nações Unidas, em Nova York, no qual ele aparece oferecendo doces às pessoas. A gravação é real, mas a informação é falsa. Lula distribuiu, sim, balas aos integrantes da delegação brasileira, mas não paçoquinhas para chefes de estado presentes, como alegado. O episódio foi escolhido a Fake News da Semana de MR por seu caráter inusitado e capaz de agradar aos dois lados da polarização.

O vídeo, de 18 segundos, foi publicado no perfil do jornalista Sam Pancher, do portal Metrópoles, que estava no local. Ele explicou que Lula ofereceu balas brancas, semelhantes às da marca Altoids, a ministros e diplomatas brasileiros, entre eles o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Atrás do presidente estavam embaixadores do Brasil na ONU.

Versões se espalharam no Instagram e no X (antigo Twitter), algumas superando 1 milhão de visualizações. Entre as legendas enganosas estavam frases como: “Lula usa paçoquinha para fechar acordos comerciais na ONU” e “Entreguem o mundo para Lula governar imediatamente”.

O próprio autor do vídeo desmentiu o boato em suas redes sociais: “Usaram um vídeo meu pra espalhar fake news”, escreveu Pancher. A checagem foi confirmada por iniciativas de verificação, como o Fato ou Fake (g1) e o UOL Confere.

Imagem: Reprodução/ Metrópoles

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve