Vídeo conspiratório foi disseminado pelas redes sociais nos últimos dias
Um vídeo que circula nas redes sociais afirma que é possível localizar pessoas vacinadas contra a covid-19 por meio de um aplicativo no celular. A gravação, no entanto, é tão falsa que foi escolhida da Fake da Semana de MONEY REPORT.
O vídeo mostra um homem usando o aplicativo BLE Scanner, que rastreia dispositivos que emitem sinal Bluetooth, como celulares, televisores e computadores. No entanto, o vídeo não mostra nenhum dispositivo relacionado a pessoas vacinadas.
![](https://www.moneyreport.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Screenshot_8-1.png)
O autor do vídeo diz que o código que aparece ao lado de cada um dos sinais seria a prova de que se tratavam de pessoas vacinadas. No entanto, esse código é, na verdade, o endereço Bluetooth definido pelos fabricantes do dispositivo. Ele difere do endereço MAC, usado para identificar equipamentos que usam comunicação em rede.
![](https://www.moneyreport.com.br/wp-content/uploads/2023/09/image-7.png)
Além disso, o site MAC Vendors, que identifica endereços MAC, não verifica códigos “oficiais”, servindo para identificar qual empresa foi responsável pela venda de determinada licença. Portanto, a afirmação de que um aplicativo permite localizar pessoas vacinadas contra a covid-19 é falsa. Não há, nos imunizantes oferecidos atualmente, tecnologia que permita geolocalizar pessoas.
Vale ressaltar que nenhum imunizante contra a covid-19 possui chips ou tecnologia semelhante em sua composição. Todas as vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) passaram por testes para avaliar sua segurança e eficácia.