Avaliação negativa do governo supera a positiva em sete das oito áreas mensuradas por instituto
Pesquisa divulgada pelo Ipec neste domingo (21) mostra que a avaliação negativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) supera a positiva em sete das oito áreas mensuradas pelo instituto que substituiu o Ibope. As piores áreas de avaliação da gestão petista são questões ligadas à economia, como o combate à inflação, seguidas por segurança pública e saúde.
Segundo os dados levantados, 42% dos entrevistados classificam como ruim ou péssima a atuação do governo Lula na segurança pública, enquanto apenas 27% a consideram boa ou ótima.
A crise na segurança ganhou destaque este ano, especialmente após a fuga de dois detentos da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, em fevereiro, com a recaptura ocorrendo apenas em abril.
No campo da saúde, a situação não é diferente. Em meio ao surto de dengue em todo o país e críticas à ministra da Saúde, Nísia Trindade, 42% dos entrevistados também avaliam como ruim ou péssima a atuação do governo nessa área.
No âmbito econômico, a insatisfação também é evidente, com 46% dos entrevistados considerando como ruim ou péssimo o combate à inflação, seguido por 39% no combate ao desemprego e 38% no combate à fome e à pobreza.
A exceção surge na área educacional, onde 38% dos brasileiros enxergam a atuação do governo como boa ou ótima, contrastando com os 31% que a consideram ruim ou péssima.
