Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

41% das crianças de 6 e 7 anos não sabem ler

Freepik
Nota técnica com base na Pnad Contínua aponta que, de 2019 para 2021, esse contingente passou de 1,4 milhão para 2,4 milhões

Um levantamento da ONG Todos Pela Educação indica que, entre 2019 e 2021, houve um aumento de 66,3% no número de crianças de 6 e 7 anos de idade no Brasil que, segundo os responsáveis, não sabem ler e escrever. O número subiu de 1,4 milhão em 2019 para 2,4 milhões em 2021.

O percentual de crianças de 6 e 7 anos que não foram alfabetizadas passou de 25,1% em 2019 para 40,8% em 2021. Em 2020 e 2021, houve um aumento expressivo na taxa, que alcançou os maiores valores em 10 anos de acompanhamento do indicador. Boa parte desse problema pode ser atribuído à pandemia e a impossibilidade das famílias mais pobres disporem de condições para oferecer qualquer ensino online aos filhos.

Diferença social

O documento ainda aponta que o aumento expressivo na quantidade de crianças não-alfabetizadas no país tem impacto mais grave entre alunos negros e pobres: “As informações reportadas pelos respondentes da pesquisa do IBGE […] corroboram o que têm mostrado as avaliações de aprendizagem que Estados e Municípios vêm aplicando em seus estudantes”.

A nota técnica “Impactos da pandemia na alfabetização de crianças” apresentou indicadores que mostram os efeitos da pandemia da covid na educação. O levantamento foi produzido com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.