PATROCINADORES

4 Ases: A matemática do atraso

Da redação
23 de abril de 2023
Retrocesso no desenvolvimento que a evasão escolar provoca a cada ano no Brasil é de algo como 0,5% do PIB

O atraso educacional dos jovens brasileiros é um dos destaques da edição desta semana do programa ‘4 Ases’. Um estudo do Banco Mundial feito em 2007 apresentou dados no mínimo cruéis em relação aos efeitos da baixa escolaridade dos jovens. O retrocesso no desenvolvimento que a evasão escolar provoca a cada ano no Brasil é de algo como 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Dados mais recentes, de agosto de 2022, complementam o quadro gravíssimo no contexto pós pandêmico: o Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), com a ajuda do Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), estima que haja cerca de 2 milhões de adolescentes que não concluíram a educação básica. A primeira causa apontada para que eles não voltassem aos estudos é a necessidade de trabalhar para ajudar no sustento do lar. Este recorte representa 11% da amostra pesquisada.

O assunto está na ponta da língua de Humberto Casagrande, que vai examinar os impactos do atraso educacional desses jovens para as diretrizes de crescimento do país, algo que não pode ser resolvido com nenhuma fórmula mágica e sem políticas públicas imediatas. O explícito posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alinhando a política externa brasileira à Rússia e à China particularmente no tocante à invasão russa na Ucrânia, é o tema de Aluizio Falcão Filho. E os desdobramentos dos atos golpistas de 8 de janeiro estão na mira de Walter Fanganiello Maierovitch – ele analisa a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de colocar em sessão virtual e não presencial a fase procedimental de recebimento de denúncias, o que ele considera um erro.

Programas anteriores

4 Ases: https://curt.link/kkWn4C

OS ASES:

  • Engenheiro e mestre em Administração, Humberto Casagrande é professor e autor na área de economia e mercados. Diretor e CEO de bancos e entidades.
  • Jornalista, articulista e publisher do site Money Report, Aluizio Falcão Filho é ex-diretor da Editora Globo e da Revista Época e lançador da edição brasileira da revista Forbes;
  • Desembargador aposentado e ex-secretário nacional anti-drogas, o jurista Walter Fanganiello Maierovitch é presidente do Instituto Giovanni Falcone, Cavaliere della República italiana e comentarista da Rádio CBN e do portal UOL;
  • O ilustrador Eduardo Baptistão, presença marcante nos principais veículos do país, escolhido por cinco vezes o melhor caricaturista do país, interpreta cada edição do programa ‘4 Ases’ e apresenta o resultado no último bloco de cada edição.


SIGA OS 4 ASES:
YouTube            
YouTube.com/programa4ases 
Facebook           bit.ly/4AsesFacebook
LinkedIn             bit.ly/4AsesLinkedIn
Twitter                bit.ly/4AsesTwitter
Instagram          bit.ly/4AsesInstagram
Spotify               bit.ly/4AsesSpotify

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve