Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

2 Commentários

XP Investimentos é multada por ter operado contra clientes

XP Investimentos é multada por ter operado contra clientes

A BSM Supervisão de Mercado, órgão autorregulador da bolsa de valores, multou a XP Investimentos por ter operado contra investidores. Segundo o portal Jota, de informações jurídicas, a XP teria usado algoritmos para preterir ordens de clientes e se beneficiar financeiramente. De acordo com o processo, a XP teria lucrado R$ 117 milhões entre 2016 e 2018. Segundo a reportagem, a multa aplicada chega a R$ 10 milhões.

A investigação começou em 2015, quando a área técnica da BSM percebeu comportamentos atípicos nas operações intermediadas pela corretora, e se estendeu por mais de dois anos. A XP, por meio de algoritmos, comprava ativos de clientes dela e colocava de novo para ser vendido por um preço maior. O problema é que a corretora fazia isso antes de verificar se outros clientes estariam interessados pelos papéis. Ou seja, o comprador não conseguia negociar diretamente com o vendedor e acabava pagando mais caro pela oferta com a intermediação da corretora.

Em nota, a XP informou que vai pagar a multa integralmente e ressarcir os clientes apontados pela BSM como prejudicados.

Comentários

  1. Luiz Carlos

    Quero saber como faço para saber se vou ser ressarcido.

Envie seu comentário