No ano passado, marca vendeu mais de 3,5 milhões de unidades no Brasil, com faturamento de R$ 4,5 bilhões
Após registrar mais um ano de crescimento recorde em 2023, a marca brasileira XBRI Pneus revelou planos para investir R$ 1,5 bilhão na construção de sua primeira fábrica em território nacional. Em fase de estudos para aquisição de terreno, a planta, uma vez concluída, fará da XBRI Pneus a primeira indústria genuinamente brasileira de pneus radiais de carga e passeio com produção em larga escala, visto que as demais companhias fabricantes instaladas no país possuem, todas, suas sedes no exterior.
O projeto da fábrica de pneus prevê o que existe de mais moderno no segmento e terá como foco a sustentabilidade, por meio da reciclagem de produtos e da geração da própria energia a partir de fontes limpas, incluindo a produção de hidrogênio branco. Além do objetivo principal de atender ao mercado brasileiro de reposição, em franca ascensão, e à indústria automotiva nacional, a planta também funcionará como plataforma de exportação para os EUA.
Com o mercado em expansão, o Brasil conta com grande potencial de crescimento, tendo, em média, uma frota de 250 carros para cada mil pessoas, metade do que se observa na Europa e um quarto da proporção quando comparado ao mercado norte-americano.
Até o momento, executivos da XBRI Pneus já se reuniram com representantes dos governos do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo para discutir condições e oportunidades para a definição do local mais estratégico para a construção das instalações. Há, também, conversas para a aquisição de área no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia.
“A XBRI Pneus foi fundada há 36 anos e posicionou-se estrategicamente por meio do desenvolvimento de produtos pensados para as condições de clima e rodagem brasileiras, mas com produção 100% no exterior”, explica Samer Nasser, diretor de Relações Institucionais da marca. “Hoje, os custos de produção, logística e tributários para exportação a partir de nossas fábricas na Ásia já se assemelham aos custos de produção daqui, de modo que entendemos que chegou a hora de fazermos esse investimento.”
A XBRI Pneus está entre os principais players nacionais. Seus produtos são homologados para serem usados por grandes montadoras como Volkswagen e Stellantis, e em algumas das maiores frotas do Brasil, a exemplo de Raízen, Shell, JSL, Localiza e Unidas. Também são vendidas nas principais redes de varejo, como Magazine Luiza, Assaí, Havan e Rede Mateus.
Em 2023, a XBRI Pneus vendeu mais de 3,5 milhões de unidades no Brasil. Em valor de revenda de seus clientes, estima-se um faturamento de R$ 4,5 bilhões. A expectativa da empresa é que o faturamento de 2024 seja 20% maior.