PATROCINADORES

Walt Disney revolucionou a indústria do entretenimento

“Se você pode sonhar, você pode fazer”. A frase de Walt Disney ilustra como o empresário americano encarou sua trajetória profissional. Para construir a Disney, uma gigante global no mercado de entretenimento, ele criou, arriscou e inovou. Nascido em Chicago, em 1901, o idealizador de personagens que marcaram época cresceu numa fazenda em Marceline, no Missouri, onde foi obrigado a suportar os castigos físicos impostos pelo pai, Elias Disney.

Walt fundou a companhia no ano de 1923, em Los Angeles, ao lado do irmão Roy Disney. A Disney revolucionou a indústria audiovisual ao apostar em animações voltadas para o público infantil. O grande sucesso de Mickey Mouse, Pato Donald e Pateta, entre outros personagens, garantiu à empresa um lugar de destaque na cultura pop americana, incentivando o empresário a buscar voos mais altos. Em 1937, ele produziu o primeiro longa-metragem de animação da história: Branca de Neve e os Sete Anões, que se transformou em um clássico do cinema.

Os filmes da Disney tiveram como um dos grandes méritos a capacidade de capturar o espírito do seu tempo. Dumbo (1941) e Bambi (1942), por exemplo, foram lançados quando o mundo começava a discutir os efeitos da ação humana no meio-ambiente e ajudaram no processo de conscientização da população.

Em 1955, o império saiu das telas com a criação de parques como a Disneylândia e o Walt Disney World Resort, nos Estados Unidos e na França, que são benchmark mundial quando se fala em proporcionar experiências encantadoras aos clientes. Utilizando seus personagens e desenhos como inspiração para os espaços temáticos dos parques, a Disney levou a indústria do entretenimento a outro patamar com a novidade.

Mesmo após a morte do seu fundador, em 1966, a empresa seguiu lançando títulos de sucesso no cinema, como Mogli – O Menino Lobo, A Pequena Sereia, A Bela e a Fera, Aladdin e o Rei Leão. Nos últimos anos, a Disney se tornou hegemônica no mercado ao comprar outras empresas de mídia — ABC, Fox, Marvel e Lucasfilm, por exemplo. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =

Pergunte para a

Mônica.