Os supermercados registraram alta de 12% nas vendas de janeiro, em comparação com o mesmo mês de 2020, aponta balanço divulgado nesta quinta-feira (11) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A entidade estima que as vendas devam ser 4,5% maiores em 2021.
Para o vice-presidente Administrativo da entidade, Marcio Milan, com as restrições impostas a outros setores do comércio devido à pandemia, os supermercados acabam suprindo as necessidades dos consumidores, o que impulsiona as vendas. “Com as restrições de funcionamento de muitos estabelecimentos pelo Brasil, o setor, por ser essencial, foi uma opção na compra de diversos itens”, enfatizou Milan.
Nas vendas para a Páscoa, a associação espera um crescimento de até 15% em relação ao ano passado. Para Milan, em 2021 os supermercados estão mais preparados para lidar com a pandemia, especialmente na logística de vendas pela internet. “Em 2020 fomos pegos de surpresa com a chegada da pandemia e do isolamento social bem próximos da Páscoa. Este ano, o setor se preparou para as vendas em período mais remoto e conta ainda com uma força maior do e-commerce, que ganhou mais clientes”, ressaltou.
Os supermercados acreditam em boas vendas, principalmente dos chocolates com menor valor agregado, como as caixas de bombom que, segundo as expectativas do setor, devem ter uma alta de 12,9% nas vendas deste ano. Para as barras e tabletes de chocolate é esperado um aumento de 11,8% na comercialização, em comparação à Páscoa de 2020. Em relação aos ovos de chocolate de até 200 gramas, é prevista uma alta de 9,4%.