Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Varejo farmacêutico cresceu 8,4%

Dados da auditora IQVI apontam que o setor apresentou uma leve desaceleração em comparação aos anos anteriores

O varejo farmacêutico brasileiro segue uma tendência de crescimento, embora com uma leve desaceleração em comparação aos anos anteriores. O setor registrou um crescimento de 8,4% do faturamento nos últimos 12 meses em relação ao mesmo período do ano anterior. Neste contexto, a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) se destacou com um crescimento de 11,5%, superando a média do mercado e impulsionando o setor. Os dados foram fornecidos pela auditora IQVI.

O modelo associativista promovido pela Febrafar tem mostrado um desempenho consistente, com um crescimento médio de 50% acima da média de mercado nos últimos 11 anos. Com isso, o grupo já representa 17,1% do mercado, com mais de 16 mil lojas. “Os números indicam que o modelo associativista tem força para prosperar neste mercado competitivo. Continuamos a avaliar o futuro e a adaptar nossas estratégias”, afirmou Edison Tamascia, presidente da Febrafar.

Segundo Tamascia, o setor farmacêutico brasileiro tem passado por mudanças significativas. A transição do modelo relacional, que focava no atendimento personalizado, para o modelo transacional, centrado em condições comerciais, foi um ponto crucial. Atualmente, o setor está na era do modelo relacional digitalizado, que prioriza a personalização e a tecnologia no relacionamento com o cliente.

“A digitalização transformou a interação das farmácias com seus clientes. O modelo relacional digitalizado exige que adaptemos nossas estratégias para atender às novas expectativas tecnológicas e comportamentais dos consumidores. A personalização e a presença digital são agora essenciais para manter a relevância no mercado competitivo, avalia Tamascia.

Uma importante mudança é a evolução das farmácias para se tornarem centros de saúde integrados. Além de medicamentos, as farmácias estão ampliando seu portfólio para incluir produtos de higiene, beleza, nutrição e conveniência, respondendo à demanda por uma experiência de compra mais completa. “O futuro do varejo farmacêutico está atrelado à capacidade de inovar e adaptar. As tendências atuais mostram a necessidade de uma abordagem mais digital e personalizada, e estamos bem-posicionados para liderar essas mudanças”, conclui Tamascia.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Informações atualizadas a cada 10 minutos
- Gráfico mostra valor fechado do dia

Pergunte para a

Mônica

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.