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Temperaturas elevadas aquecem mercado de sorvetes

Setor alcançou 438 milhões de litros vendidos em 2023. Para este ano, expectativa é crescer 5%

O mercado sorveteiro no Brasil cresceu 22,4% em volume no segundo semestre de 2023, alcançando 438 milhões de litros vendidos no ano. Levantamento da Euromonitor realizado em junho do ano passado aponta que o setor alcançava 380,9 milhões de litros em vendas – sem incluir produtos de foodservice e açaí.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), Martin Eckhardt, o resultado foi impulsionado por diversos fatores. “Tivemos muitos investimentos em novas linhas de produtos e o clima foi bastante favorável em algumas regiões, com frentes de calor que ampliaram consideravelmente as vendas, alcançando um crescimento de 15% em 2023”. De acordo com a entidade, a expectativa para o setor em 2024 é crescer 5% no volume de litros vendidos.

Segundo a Abrasorvete, o segmento reúne mais de 7 mil empresas e gera cerca de 300 mil empregos diretos e indiretos. Para os próximos anos, estudos da Euromonitor projetam um crescimento de 21% no setor, com a previsão de  movimentar R$ 20 bilhões em 2028. “Estamos otimistas, acreditamos que esse número deverá ser até maior, perto de 30% de crescimento em 2028. Isso porque o setor já vem se recuperando da crise provocada pela pandemia e pelo clima instável em algumas regiões do país, agora, junto à campanha 50 em 10, lançada em 2023, cujo objetivo é ampliar em 50% o consumo do sorvete em 10 anos, acreditamos uma ampla melhoria no ambiente de negócios de todo o segmento”, reforça Eckhardt.

Inovações

No Salão Internacional da Sorveteria, Pastelaria e Panificação Artesanais (SIGEP 2024) realizado neste mês em Rimini, na Itália, a entidade marcou presença para buscar inovações para o mercado local. Dentre as principais tendências estão variações para o portfólio que podem agregar valores significativos:

  • Inovações em matéria-prima e embalagens: como a inclusão dos pistaches, avelãs, caramelos salgados e frutas cítricas, como limão, laranja e romã;
  • Variações de portfólio: como bebidas geladas, bolos e outros doces oara aumentar o ticket médio;
  • Coberturas inovadoras: mais cremosas e fáceis de preparar que facilitam o preparo de bolos, cafés e outras delícias geladas, o que também pode aumentar consideravelmente as vendas das sorveterias, sem a necessidade de treinamentos especiais da equipe para preparações elaboradas.

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