Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Supermercado do futuro da Amazon funcionava no manual

Empresa usou funcionários indianos para conferir compras que se diziam “100% automatizadas

A Amazon decidiu acabar com a tecnologia Just Walk Out. As primeiras lojas, à época chamadas Amazon Go, surgiram em 2016 e funcionavam de maneira automatizada, uma vez que várias câmeras instaladas em cada estabelecimento filmavam as ações dos clientes, que podiam entrar, escolher um produto nas gôndolas e pagar sem qualquer tipo de contato com funcionário humano.

O que motivou a mudança foi a descoberta de que o sistema supostamente 100% automatizado da empresa não contava com inteligência artificial. Funcionários na Índia assistiam as imagens em tempo real e rotulavam os vídeos para garantir o checkout correto dos clientes.

Segundo o jornal americano The Information, 700 das 1.000 lojas automatizadas da Amazon trabalhavam com indianos atuando como fiscais visuais das compras. O objetivo inicial que os funcionários dessem uma “ajudinha” até que a tecnologia estivesse plenamente operacional. Deveriam ser 50 fiscais para cada mil vendas. Deu tudo errado.

Devido ao trabalho remoto e à necessidade de observar várias câmeras de uma só vez, os funcionários remotos muitas vezes atrasavam o processo, pois precisavam assistir e reassistir aos vídeos para confirmar as compras dos clientes estavam de fato corretas.

Outra desvantagem é que, no dia a dia, muitos clientes passavam horas aguardando um simples recibo. Além disso, a tecnologia de múltiplas câmeras e scanners de caixa era bastante onerosa.

Mudança de planos na Amazon Fresh

Agora, a Amazon está investindo em seus carrinhos inteligentes, os Dash Carts, que contam com um scanner com tela incorporado. Além disso, as lojas Amazon Fresh também contarão com balcões de autoatendimento para os que não são membros da Amazon.

O Just Walk Out, por sua vez, continuará apenas em algumas lojas do Reino Unido e nas conveniências Amazon Go. De acordo com o site, 700 em cada mil vendas com a tecnologia exigiram revisores humanos em 2022. A Amazon alegou que a informação é imprecisa.

O que MR publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.