Maersk vai instalar em Pernambuco o segundo maior terminal de contêineres do país, gerando 350 empregos
O governo de Pernambuco anunciou a instalação de um Terminal de Uso Privado (TUP) da APM Terminals, subsidiária da Maersk, no Complexo Industrial Portuário de Suape (PE). Com o início das obras até o final do próximo ano e operação prevista para começar em 2026, o novo terminal de contêineres representa um investimento de R$ 2,6 bilhões e deve gerar cerca de 350 postos de empregos diretos.
A capacidade inicial de movimentação do TUP da APM Terminals será de 400 mil TEUS (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Mas pode ultrapassar a marca de 1,3 milhão de TEUS anuais, aumentando exponencialmente a liderança regional de Suape nesse tipo de carga. Em 2021, foram movimentados 518 mil TEUS no complexo portuário pernambucano.
Ocupando 49,2 hectares, o novo terminal é resultado do revocacionamento dos estaleiros do cluster naval de Suape, após a venda de parte da área pertencente ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS). O processo teve desfecho com a realização de um leilão, quando a Maersk cobriu a maior oferta com um valor de R$ 455 milhões. Esse resultado já foi homologado pela Justiça Federal para o pagamento de parte do passivo aos credores do EAS.
A iniciativa possibilitará mais conexões com os principais portos do mundo, além de incrementar a movimentação de cargas de cabotagem (entre portos nacionais), setor no qual Suape já é líder no Brasil. O complexo portuário concentrará volumes ainda maiores de cargas conteinerizadas a serem distribuídas no Nordeste e no restante do país, com uma redução de custos que tornará Suape mais competitivo tanto em preço quanto em localização.
