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Startup Inventa capta R$ 115 milhões

A startup Inventa, que oferece uma plataforma de contato entre varejistas e fornecedores, anuncia nesta segunda-feira (24) um aporte no valor de R$ 115 milhões, liderado por Andreessen Horowitz e Monashees. O investimento, do tipo Série A, chega menos de um ano depois da criação da empresa, em março de 2021.

O crescimento da startup e o contato que Marcos Salama, fundador da empresa e ex-gerente de supermercados do Rappi, tinha com investidores aceleraram uma rodada importante — e que costuma chegar mais tarde na vida das startups. Para a empresa, a hora é de investir em aumento de equipe e em tecnologia para atrair mais clientes para a plataforma.

“Eu já conhecia os investidores de quando eu estava no Rappi. Conversamos bastante no ano passado. Vamos investir em tecnologia, vendas e marketing. Trazer pessoas para o time. Conectamos as pontas para que as lojas pequenas possam comprar e isso é interessante”, afirmou Salama.

A Inventa, que ainda conta com Fernando Carrasco e Laura Camargo como fundadores, tem 100 funcionários, mas quer chegar a 500 até o fim de 2022 por meio do crescimento de sua plataforma que ajuda varejistas a comprarem produtos de fornecedores. Cada vez que um cliente faz uma compra, os algoritmos do sistema aprendem as categorias, marcas e tipos de produtos que mais podem se aproximar da demanda do varejista e fazem sugestões no acesso seguinte. Salama garante que o serviço é gratuito para os lojistas.

Do lado dos fornecedores, a ideia é que a transação seja lucrativa mesmo com o pagamento de uma taxa de serviço para a Inventa, que fica em torno de 15%. Para isso, a startup investe em aumentar o número de clientes e de serviços para varejistas, e fazer com que o rol de potenciais fregueses aumente para o outro lado da esteira.

Com essa visão, a startup oferece crédito para lojistas comprarem mercadorias e dividirem o valor em parcelas mensais — o valor pré-aprovado pode chegar a R$ 10 mil. Em troca, os fornecedores que trouxerem seus clientes para a plataforma não têm os 15% de taxa de serviço descontado da transação da venda daquele determinado freguês.

“Baseados em compras passadas, nós identificamos produtos que achamos que poderiam fazer sentido pra loja. Quanto mais essas lojas compram, mais inteligente o serviço fica”, explica Salama.

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