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Simplic quer emprestar R$ 2 bi para baixa renda e negativados

Fitech pretende expandir atendimento para o público sem acesso a crédito em bancos tradicionais 

No primeiro trimestre de 2024, a fintech de crédito pessoal online Simplic recebeu mais de 1 milhão de solicitações de empréstimos por mês. Desde sua fundação, em 2014, a empresa registrou mais de 14 milhões de pessoas em sua plataforma e emprestou mais de R$ 1 bilhão — o equivalente à renda média mensal de 770 mil famílias. A empresa planeja chegar ao segundo bilhão ainda este ano.

Com análise robusta e modelo de negócio online flexível, a Simplic consegue oferecer condições de crédito para as classes menos favorecidas. “A população das classes C, D e E é particularmente vulnerável a despesas inesperadas, as quais podem causar um impacto significativo em suas finanças pessoais. Muitas vezes, estão negativadas ou possuem pontuações de crédito muito baixas, o que resulta em recusas automáticas por parte de bancos e outras instituições financeiras”, explica Rogério Cardozo, diretor executivo da Simplic.

Seja para iniciar um novo empreendimento, liquidar dívidas ou enfrentar despesas sazonais e imprevistos, a Simplic facilitou o acesso ao crédito para mais de 700 mil brasileiros. “Celebramos uma década renovando o nosso compromisso de sempre ajudar os trabalhadores a obter empréstimo rápido e seguro, ajudando a democratizar o acesso ao crédito no Brasil.”, observa Rogério.

Para operar no Brasil, a Simplic teve como aliada o escritório Pinheiro Neto. A solução encontrada foi utilizar uma instituição financeira parceira já aprovada pelo Banco Central (BC) para realizar as operações. “Dessa forma, o risco de crédito era transferido pela Simplic, como subsidiária da Enova, que por sua vez disponibiliza os recursos e assumia os riscos”, lembra Bruno Balduccini, sócio do Pinheiro Neto.

Desde então, a Simplic tem aproveitado o conhecimento e experiência de sua matriz, a Enova, empresa americana líder em tecnologia financeira que já concedeu mais de US$ 53 bilhões em empréstimos e alcançou uma receita de US$ 2,1 bilhões em 2023.

Crédito e inovação

Utilizando tecnologia de ponta como modelos de inteligência artificial, machine learning e big data, a plataforma analisa os dados dos usuários com mais de 200 variáveis, dando respostas precisas às solicitações de crédito, em até três segundos, além de trazer uma melhoria de 40% na previsibilidade de pagamento em comparação às instituições financeiras tradicionais.

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