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Shein compra um terço do grupo dono da Forever 21

Com o acordo, produtos da Forever 21 serão incluídos no portfólio online da varejista chinesa

A varejista chinesa Shein anunciou nesta quinta-feira (24) a aquisição de um terço em participação do Grupo SPARC. A joint venture de moda, beleza e lifestyle inclui marcas como a fast fashion Forever 21.

Com o acordo, produtos da Forever 21 serão incluídos no portfólio online da Shein, que chega hoje a 150 milhões de usuários no site e aplicativo.

De acordo com nota das empresas, o negócio quer explorar a expertise da Shein com o e-commerce para dar alcance a produtos das marcas da joint venture. Além da Forever 21, o Grupo SPARC é dono de marcas como Aéropostale, Nautica e Reebok.

Além disso, a união planeja utilizar plataformas complementares — de canais físico e online — para “acelerar a inovação de produtos, explorar estratégias para novos negócios, aprimorar a experiência dos usuários e potencializar a presença das marcas no mercado”.

A negociação faz do Grupo SPARC um acionista minoritário da Shein. Os valores da transação não foram divulgados.

Em nota Marc Miller, CEO do Grupo SPARC, afirma que a empresa está “muito feliz” com a parceria, pois a Shein reflete os objetivos em comum de “oferecer moda acessível e de qualidade”. “Trabalhando juntos, teremos a oportunidade de oferecer produtos ainda mais inovadores para os amantes da moda em todo o mundo”, afirma.

Já Donald Tang, presidente executivo da Shein, espera que a aliança ajude a empresa a “impulsionar um crescimento escalável” para “tornar a beleza da moda ainda mais acessível a todos”.



Dificuldades da Forever 21

Nos últimos anos, a Forever 21 passou por uma série de problemas e chegou a entrar em recuperação judicial nos Estados Unidos, em 2019, até ser comprada pela Authentic Brands. A empresa tem atualmente 414 lojas nos EUA e mais 146 em outros países, segundo o The Wall Street Journal.

No Brasil, a rede de fast fashion entrou em 2017 com uma estratégia agressiva de abrir diversas lojas “âncoras” em shoppings e vender roupas a preços baixos. Suas inaugurações eram marcadas por filas imensas de consumidores ávidos, mas a partir de 2020 ela passou a ser alvo de ações judiciais movidas por shoppings, cobrando aluguéis atrasados.

Sem acordo com a Multiplan, a Forever 21 fechou no começo de 2021 todas as suas 11 lojas nos shoppings como o Morumbi, o Vila Olímpia e o Anália Franco. Em meados de 2022, fechou suas últimas unidades no país.

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