Volume de usuários ativos aumentou 27%, chegando a 551 milhões de pessoas, 21% na América Latina
A plataforma de streaming musical Spotify reportou ao mercado nesta terça-feira (25) os resultados do segundo trimestre deste ano. A empresa registrou o maior crescimento em usuários mensais na série histórica com ênfase em novos assinantes. No período, o volume de usuários ativos da empresa aumentou 27%, chegando a 551 milhões de pessoas, sendo 21% na América Latina. A entrada de 36 milhões de novos assinantes foi 21 milhões acima da previsão da plataforma. A receita total da companhia entre abril e junho de 2023 chegou a € 3,2 bilhões, um crescimento de 11% na comparação com o mesmo período do ano passado.
O relatório trimestral do Spotify mostra que o volume de assinantes premium cresceu 17%, chegando a 220 milhões de pessoas, sendo 21% na América Latina. Para esta categoria, as adições líquidas à plataforma foram de 10 milhões de pessoas – 3 milhões acima da previsão da empresa. Segundo a plataforma, o desempenho foi superior em todas as regiões, lideradas pela Europa e América Latina.
A margem bruta ajustada fechou o segundo trimestre em 25,5%, excluindo encargos relacionados às ações para simplificar as operações e reduzir custos. Já a perda operacional ajustada do Spotify foi de € 112 milhões.
Nesta segunda-feira (24), a empresa anunciou que vai aumentar os preços de assinatura em diversos países. No Brasil, o preço do plano individual passará de R$ 19,90 para R$ 21,90 por mês. A opção do Spotify Premium Duo, que permite duas contas na plataforma, terá um reajuste de R$ 3,00, passando de R$ 24,90 para R$ 27,90 mensais. Já a opção do plano Universitário, disponível para estudantes universitários elegíveis, foi de R$ 9,90 para R$ 11,90. O Premium Família manteve seu preço mensal em R$ 34,90. Outros 50 países como Estados Unidos e Inglaterra também terão os pacotes reajustados.