Lucro líquido da fabricante esportiva saltou 105,4% em 2022
O Grupo Cambuci, que controla a marca Penalty, divulgou nesta segunda-feira (6) o desempenho da empresa em 2022. De acordo com a companhia, as metas de crescimento foram alcançadas com um acréscimo de 83,4% em relação ao ano anterior e uma receita líquida de R$ 440,4 milhões – melhor resultado da história. O lucro líquido da Penalty saltou 105,4% na comparação com 2021, enquanto o lucro bruto chegou a R$ 198,1 milhões, com aumento de 75,9%.
“Esse crescimento é reflexo de um processo de retomada no cenário pós-pandemia, em que reativamos as plantas fabris, diversificamos a gama de produtos, atendendo 22 modalidades, e voltamos a operar com capacidade total das fábricas”, destacou o fundador da Penalty e presidente do conselho administrativo da Cambuci, Roberto Estefano (imagem).
Além de três fábricas no Nordeste (duas na Bahia e uma na Paraíba), a Penalty possui um centro de desenvolvimento em São Roque, interior de São Paulo. No exterior, está presente em 19 países, com operação na Argentina e gerência própria no Japão. Atualmente, a empresa conta com mais de 3,2 mil colaboradores, um crescimento de 39% em relação ao último ciclo. Na base de clientes, o foco passou a ser o setor varejista, atingindo mais de nove mil comerciantes.
A Penalty passou por mudanças nas formas de investimento no esporte. No futebol brasileiro, participa dos principais torneios do cenário competitivo, sendo a bola oficial dos campeonatos Paulista, Carioca e da Copa do Nordeste. Já na Copa do Brasil, conta com exposição em placas de LEDs. Além disso, fornece materiais para a liga nacional de basquete (NBB) e para equipes de futsal e de vôlei.