Profundidades homologadas pela Marinha do Brasil permitem restabelecimento de calados um pouco mais profundos
A operação de dragagem do canal do Porto de Itajaí resultará em um aumento na capacidade de receber embarcações de maior calado (a parte do casco que fica submersa), facilitando as operações. A Marinha do Brasil liberou as operações.
A dragagem ocorreu após uma análise da equipe de engenharia da Autoridade Portuária de Santos (APS). Os limites não foram ampliados sensivelmente, mas vão melhorar muito o tráfego. No canal interno, a profundidade aumentou de 13,2 metros para 13,6m, enquanto no canal externo a marca foi de 13,9m para 14m. Já na Bacia de Evolução nº1, a profundidade passou de 12,9m para 13,6m. Essas mudanças permitiram alcançar as profundidades mínimas almejadas de 13,5m no canal interno e 14m no canal externo. O trabalho feito pela draga Utrecht, com capacidade de 18 mil metros cúbicos de material retirado do fundo.
De acordo com Anderson Pomini, presidente da APS, a dragagem de manutenção, iniciada em 2 de janeiro, foi o um grande desafio operacional. “Foram dragados os canais interno e externo, as bacias de evolução e os berços de atracação. Além disso, os trabalhos de monitoramento de fundo garantiram o acompanhamento preciso das profundidades, o que facilitou a comunicação com a Praticagem e a Autoridade Marítima”, explicou Pomini.